terça-feira, 5 de março de 2013

# Livros comprados em fevereiro!


Infelizmente em fevereiro eu comprei apenas oito livros, quase a metade comprada em janeiro :/, vamos lá:


#1 (nobel, 14$dilmas) Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu, de H.P. Lovecraft: Seres de outras dimensões que no passado reinaram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores - almas sensíveis - vislumbram sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos , por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovercraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovercraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussuros na escuridão e O assombrador das trevas.


#2 (sebo, 2$dilmas) Eugênia Grandet, de Honoré de Balzac: Eugênia Grandet (1833), conta a história de um amor frustrado e ao mesmo tempo da falta de adaptação das pessoas à sociedade materialista. Eugênia é filha de um dos maiores avarentos já descritos na literatura. O livro foi tão bem recebido que Balzac se irritava com as críticas positivas. – Ora, deixem-me. Os que me chamam de pai de Eugênia Grandet querem me diminuir. É, decerto, uma obra-prima, mas uma obra-prima pequena. Eles evitam citar as grandes, dizia Balzac. POR QUE LER – Balzac foi um dos grandes retratistas da burguesia francesa do século XIX e possuía extrema habilidade para criar personagens. 


#3 (sebo, 2$dilmas) Espumas Flutuantes, de Castro Alves: Em Espumas flutuantes, Castro Alves retoma o tema do amor em sua sensualidade e em sua realização. Transformando o sentimento amoroso em pleno sentido de prazer e sofrimento, descreve cenas oportunas da paixão humana. Em "O adeus de Teresa", em "Onde estás?" e em "É tarde!", por exemplo, percebemos a plenitude do lirismo de Castro Alves.

#4 (nobel, 14$dilmas) Cancioneiro, de Fernando Pessoa: Cancioneiro reúne os poemas líricos que o poeta - autor de alguns dos mais belos versos da língua portuguesa - assinou com o próprio nome.


#5 (sebo, 2$dilmas) Pastelão, de Kurt Vonnegut: Apresenta uma visão apocalíptica vista através dos olhos do atual rei de Manhattan (e último presidente dos Estados Unidos), um olhar perversamente irreverente com os resultados de todos as demais possíveis de loucuras de hoje. Mas até mesmo o fim da vida-como-nós-sabe-que é transformado pelas mãos de Kurt Vonnegut em hilariante comédia, pastelão e farsa, um final que pode ser piada do Todo Poderoso sobre todos nós.

#6 (sebo, 2$dilmas) A Sangue Frio, de Truman Capote: Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico A sangue frio, de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.


#7 (nobel, 22$dilmas) Drácula - O Vampiro da Noite, de Bram Stoker: Publicado em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários. 

#8 (sebo, 2$dilmas) A Utopia ou A Morte, de René Dumont: Sustentando que o mundo marcha aceleradamente para um desequilíbrio econômico de proporções catastróficas, René Dumont conclama a humanidade a uma grande mobilização pela sobrevivência.
;