quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os 13 porquês (Jay Asher)

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

O que você sentiria se encontrasse uma caixa repleta de fitas-cassete na porta de sua casa? Dentro delas está gravada a voz de Hanna, uma estudante do seu colégio, que se suicidou e resolveu dizer os seus treze porquês, entretanto as fitas devem ser repassadas entre as pessoas citadas, e caso isso não aconteça, um escândalo pode ser iniciado!

O trama é narrado por Clay, o atual da lista, e por Hanna, conforme o rapaz vai escutando as fitas. Não há como torcer para que Hanna não cometa suicídio, pois ela já o fez. É estranho ler as falas de um personagem que você sabe que já morreu.


A história é dinâmica demais e é dividida em capítulos de acordo com os lados das fitas. Não há como ler poucas páginas, pois dá vontade de devorar o livro no mesmo instante!

No exemplar, encontrei o mapa da cidade e os locais mencionados na fita marcados com caneta vermelha. Todas as pessoas da lista receberam um mapa dias antes, e são aconselhadas a ir aos lugares conforme a história de cada fita. Clay faz isso e tenta seguir cada passo.

Eu realmente fiquei sentida por Hanna não ter aguentado (e ela nem é real hehe), e por Clay, que gostava dela e nem teve a chance de se declarar.
Recomendo a quem não estiver cabisbaixo, pois o tema é forte.


Outras fotos:
1|23|4|5

Classificação: 10 (ótimo)
Escrito em: 2009
Gênero: romance, drama, suspense
Autor: Jay Asher


 Breve biografiaJay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes. Ele nasceu em Arcadia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de tocar guitarra à escrever histórias.

;